Aparelhos de ar condicionado estão esquentando o planeta?

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Reddit
Print

Eles são uma alternativa aos períodos de calor cada vez mais intensos provocados pelas mudanças climáticas. Estão nas salas de aula, nas lojas e nos escritórios, substituindo os velhos ventiladores. Na França, as vendas do aparelhos de ar-condicionado nas três primeiras semanas em julho deste ano tiveram um aumento de 192%, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos próximos anos, serão cada vez mais numerosos. 

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), em 10 anos, 1 bilhão de aparelhos de ar-condicionado serão instalados no mundo. Se incluirmos refrigeradores e outros sistemas que refrigeram alimentos, vacinas ou computadores, esse número pode chegar a 6 bilhões. E embora possam salvar vidas e gerar riqueza nos países mais quentes, seu efeito também pode ser justamente o contrário: aquecer o planeta enquanto refresca determinadas salas.

O ar-condicionado é responsável por parte do CO2 gerado nas usinas de eletricidade em que operam, produzindo 4 bilhões de toneladas de CO2, 12% do total, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). Além disso, usinas — algumas movidas a carvão ou diesel — são acionadas para atender ao consumo desses aparelhos. Isso quer dizer que o uso de ar-condicionado está levando os países a construir não apenas mais usinas, como também usinas mais poluentes.

Embora especialistas alertem para as consequências ambientais do ar-condicionado, estudos também sugerem benefícios interessantes. O pesquisador Solomon Hsiang, da Universidade da Califórnia, calculou que, no Caribe e na América Central, o PIB cai em 1% para cada grau acima de 26°. E na Dinamarca, estudos mostram que as escolas com ar-condicionado nas salas de aula melhoraram a capacidade das crianças de aprender matemática e idiomas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de mortes poderiam ser atribuídas ao aumento das temperaturas até 2050.

Tendências mundiais colaboram para a disseminação do ar-condicionado. A proliferação dos arranha-céus nas megacidades em desenvolvimento torna o uso do aparelho quase que obrigatório. Já os shoppings, escritórios abertos e centros de processamento de dados são inconcebíveis sem ar-condicionado.

Em alguns anos, a tecnologia será uma das grandes responsáveis por produzir aparelhos com fontes limpas que garantam os mesmos benefícios do ar-condicionado e reduzam os impactos da refrigeração, à medida que as temperaturas aumentem no mundo mundo todo.

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
0 item Carrinho
Minha conta
Menu

Bem vindo ao Serviço de atendimento Argreen

Fale conosco através do nosso formulário ou entre em contato através dos contatos

Trabalhe na ARgreen

Entre em contato e veja todas as nossas vagas disponíveis.